"Lidar consigo mesmo é trabalho de artesão"



De Coração A Coração
(Suely Façanha)

As maiores e duras quedas
Uma grande e fiel decisão
Só podem partir de um lugar
Vem do coração...

Renúncia, dor e alegria
Surpresa, perdão, euforia
Só podem partir de um lugar
Vem do coração...


Lidar consigo mesmo
É trabalho de artesão
Fio a fio e leva tempo
Pra dominar o coração


Capaz de sorrir, capaz de odiar
Destruir e recomeçar, recomeçar
O coração foi feito somente pra amar
Capaz de acolher, capaz de chorar
Se perder e reconciliar,reconciliar
O coração foi feito somente pra amar

Mais lindo encontro não há
Deus no coração de minh'alma
A nada se comparará
Esse encontro de coração a coração com Deus


Quando Deus me criou, Ele já sabia cada detalhe do meu ser. Já conhecia minhas entranhas, meus gostos e meus desgostos. Já sabia o que me faria sorrir e o que me faria chorar. Já sabia lidar com a minha fragilidade e já sabia o que me causaria medo. Conhecia meus traços quando eu ainda era um esboço, já dizia o salmista.

A questão é que eu não sabia. Não tinha meu manual de instruções e não sabia o que estava dentro do meu coração. E mesmo tendo percorrido longas e dolorosas léguas de autoconhecimento, ainda não sei. Muitas vezes, ainda sou estranha a mim mesma. Ainda me surpreendo com minhas reações e ainda temo minha fragilidade. Ainda temo meu temperamento forte e meus medos mais escondidos.

Mas eu aprendi, ao longo da caminhada, que “lidar consigo mesmo é trabalho de artesão”. Porque eu quero ver a obra pronta, mas Deus me pede paciência. Quero que Deus me refaça de uma vez, e Ele quer que eu acolha o que Ele fez. Quero recomeçar do zero, Ele quer que eu continue no caminho. Peço a Ele força, e Ele me pede esperança. Penso em desistir, Ele confia mais. Descubro a miséria, Ele investe na beleza. Canso-me de mim mesma, Ele permanece incansável. Peço um novo coração, Ele transforma o que já tenho. Peço que Ele faça rápido, Ele me ensina a apreciar. Quando só vejo pedra, Ele lapida o diamante. E assim, “fio a fio” Ele costura quem eu sou... Claro, “leva tempo” e ainda não acabou.

Só quem me fez pode me ensinar a lidar com o que eu sou. Só Ele me fará “dominar o coração”. E não falo somente dos afetos que existem nesse coração, que já dão muito trabalho, diga-se de passagem. Mas falo do coração como sede das minhas decisões e escolhas. E nesse caminho de descoberta vou até o final da vida. E vou, não de qualquer jeito, mas me espantando com o poder do meu Artista.

Comentários

  1. ... arte tão bela de unir pedaços de histórias.Não são somente palavras,é vida.
    Vida de cada um que lê...que experimenta..e que se vê em cada fraseamento.

    ...me encontro nesses parágrafos.

    ResponderExcluir
  2. Layla, seu comentário ta mais lindo do que o texto! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vixe!!! A música realmente é esta porta que nos introduz no coração de Deus. Que em meu coração cresça sempre mais este desejo, de deixar minha vida nas mãos do Artesão que é o próprio Deus. Sua vida é cara, e seu sim é ouro, valeu e vale sempre ler seu blog. Deus abençoe cada vez +!!! SHALOM!!

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito!Mais doque perfeito o artista que te fez com essa arte.(E nesse caminho de descoberta vou ate o final da vida)*santa Denise landim*kkk bjao!

    Lia Flor do campo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Denise! Escrever é construir espelhos para que outras vidas possam se reconehcerem refletidas em cada palavra. Foi assim que me senti quando li esse texto. Obrigado! Saudadess! Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Em teu texto, posso vislumbrar o que expressa frase "ler faz recomeçar" e ver presentificado a ação poderosa e misericordiosa das mãos de Deus nas nossas vidas. Abraço, sh!

    ResponderExcluir
  7. Quanta beleza e sensibilidade nesse texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais.
- O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.