Olhar o outro devagar...


Quanto mais conhecemos, mais amamos. Quanto mais amamos, mais conhecemos. O amor sem conhecimento é casa construída na areia. E conhecimento sem amor de nada serve. Os dois precisam caminhar juntos. Juntos também ao tempo, que se encarrega de revelar o que existe de mais precioso.

Já prestou atenção que quem você mais ama é quem você mais conhece? Conhece e sabe que a pessoa está chegando pela forma como ela pisa no chão. Sabe decifrar todos os olhares e sorrisos, mesmo os mais silenciosos. Sabe exatamente o que ela está pensando e, às vezes, sabe até o que a pessoa vai falar.

Conhece as virtudes dela e a defende com unhas e dentes se alguém pensar em falar mal. É fã número 1 e enxerga aquela pessoa de forma única. Não consegue entender como os outros não descobriram toda a beleza que ela tem.

Mas o mais impressionante é que quando amamos e conhecemos alguém de verdade, conhecemos as fraquezas, os pecados, os defeitos mais escondidos, as “falhas” no acabamento... E se amamos mesmo, nada disso assusta ou faz recuar. O pecado de quem amamos torna o desafio do amor mais enriquecedor. Não tememos as fraquezas de quem amamos, tememos não amá-lo por inteiro.

Sinto falta de gente que investe em gente, que “perde” tempo para conhecer, que está disposto a ir até o fim, mesmo quando tropeçar em algum defeito. Na verdade, sinto falta de gente que não pára no muro, que atravessa o limite “seguro” para ir ao encontro do outro como ele realmente é.

Como um dia disse sabiamente o Pe. Fabio de Melo “é preciso olhar as pessoas devagar...” Quantos já nos olharam rápido demais? Não façamos o mesmo. Quem não se lembra da historinha do Pequeno Príncipe? “O essencial é invisível aos olhos, só vemos bem com o coração” ou “Foi o tempo que eu perdi com minha rosa que a fez tão importante para mim.”

Na era do “virtual”, precisamos acreditar no real amor que se compromete, amor que conhece, amor que não desiste, amor que insiste e que se torna de fato, caminho para a descoberta de Deus.

Comentários

  1. Oi Amiga!!!!!
    Amei demais seu blog.
    Isso mesmo! Vai em frente.
    Espero que o senhor te der toda sabedoria e a cada dia aumente o dom que você tem para que outros possam encontra-Lo e com você possam erguer a Ele um grande louvor.
    Estou com saudades!
    Te amo, amiga!
    Salam!
    Carol

    ResponderExcluir
  2. vou traduzir com certeza...
    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus a abençoe e continue te dando esta inspiração no que faz!
    Abraço
    c=

    ResponderExcluir
  4. Vou divulgar seu Blog pros meus amigos... pq uma riqueza destas não pode ficar restrito...
    Precisa ultrapassar as fronteiras!!!
    Vc é linda Denise... e fico pensando se todo mundo enxerga isso como eu...
    Bjs.
    Meu carinho sempre,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha querida!!!

    Amei o seu Blog!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha querida!!!

    Amei o seu Blog!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais.
- O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.