Alarga o espaço da tua tenda...



“Entoa alegre canto, ó estéril, que não deste à luz; ergue gritos de alegria, exulta, tu que não sentiste as dores de parto, porque mais numerosos são os filhos da abandonada do que os filhos de uma esposa, diz Iahweh. Alarga o espaço da tua tenda, estende as cortinas das tuas moradas, não te detenhas, alonga as cordas, reforça as estacas, pois hás de transbordar para a direita e para a esquerda, a tua descendência se apoderará de outras terras e repovoará cidades abandonadas.” Is 54,1-3

Essa passagem de Isaías sempre me tocou muito porque Deus faz uma promessa! Uma alegre promessa, cheia de esperança. Uma promessa de fecundidade, uma promessa de amor. Mas Ele pede que a tenda seja alargada e reforçada para acolher os frutos da promessa, que serão transbordantes! 

Quando penso nisso, penso que, muitas vezes, Deus “aparentemente” demora a cumprir suas promessas para nos esperar. Ele espera que preparemos a tenda, que alarguemos o nosso coração para receber tudo o que Ele quer nos dar.

Que mistério belo! Deus que pode fazer tudo, inclusive uma tenda nova e maior, mas que respeita o tempo dos nossos limites e o espaço da nossa liberdade para cumprir seu querer em nós. Deus que anseia por nos fazer felizes, mas não ultrapassa nossa humanidade de maneira esmagadora.  Deus que espera que alonguemos as cordas. Ele que espera o nosso crescer. 

Ao mesmo tempo, penso que a tenda só cresce e que o espaço só se multiplica quando estamos com o coração aberto ao novo de Deus. Não é uma mágica, é um encontro de vontades, uma adesão pela fé, um acreditar sem ver e uma lógica irracional. A abertura a Deus e a docilidade de coração fazem o Amor dilatar os espaços, aproveitar e reaproveitar cada estrutura interior, como um designer que parece ampliar o ambiente, como um engenheiro que constrói além do imaginável ou como um arquiteto que planeja o implanejavel.

É tempo, portanto, de alargar o espaço da tua tenda, estender as cortinas das tuas moradas, não te deteres, alongar as cordas, reforçar as estacas, dando tempo para que Deus te espere e decidindo esperar por Deus que te fará transbordar para a direita e para a esquerda, que  te abençoará sem medida e que multiplicará o espaço do teu coração para muito além da tua esperança.

Comentários

Postar um comentário

- Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais.
- O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.