Aos trancos e barrancos


“Ainda que o mundo venha abaixo, haveremos de prosseguir.”  Santa Teresa D´Avila

A frase acima é uma das minhas prediletas de Teresa. A frase revela a força de uma alma apaixonada por Deus, que mesmo consciente de suas fraquezas e das dificuldades enfrentadas, conheceu o caminho da perseverança, do prosseguir, do continuar, do ir até o fim.  

Seria muito bom se fosse tudo muito fácil na vida cristã! Que durante a nossa caminhada para Deus nada saísse do lugar, tudo permanecesse tranquilo como um lago, calmo como a brisa e fácil como descansar na casa de praia.

Na verdade, experimento outra realidade. Parece que vou mesmo é “aos trancos e barrancos”, caindo e levantando, nas lutas sem fim, no cansaço que não descansa, na labuta do começar sempre de novo, no desejo constante de ser fiel;  caminhando sem forças, esperando sempre além, indo mais longe do que meus  próprios passos, testemunhando tudo desabar, sem aviso prévio, sem chance de voltar.

É um verdadeiro mar agitado por fortes ondas de tentações, uma ventania de medos e a experiência de nem mesmo ter onde “repousar a cabeça” ou mesmo o coração. Uma sábia irmã de comunidade costumava dizer que quem quer “sombra e água fresca” não deve se meter com o Espírito Santo! E que verdade!

Verdade porque Deus tem a capacidade de nos desinstalar continuamente de nossas seguranças, de fazer o mundo girar de cabeça para baixo, de testar os limites da nossa lógica, de desfazer qualquer planejamento em fração de segundos e de recomeçar todo o processo novamente minutos depois. Tudo isso porque Ele se especializou em nos salvar. E se Ele permanecer no controle das nossas vidas, o mundo pode cair e desabar, venha o que vier, seja o que for, prosseguiremos por Sua Graça e veremos que nada pode impedir que a vontade Dele se cumpra em um coração decidido a ir até o fim.

Quando menos tenho forças, para que a Graça prevaleça diante da minha pequenez, gosto de dizer baixinho, para que Deus escute como um pedido, “não por presunção, mas por vocação”, que “ainda que o mundo venha abaixo”, quero, desejo e preciso prosseguir.

Santa Teresa, Rogai por nós!

Comentários

  1. Nossa Senhora da Providência, fiz de suas palavras, minha oração!!! ou será fiz de sua oração minhas palavras ou melhor fiz da sua oração minha oração!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Denise! Parabéns pelo Blog! Fabiano.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Denise!! Realmente, é isso que experimentamos a cada passo nesse caminho com Deus: nossa absoluta fraqueza e a "decidida decisão" do Senhor em nos amar, escolher e salvar, sempre e para sempre! Deus abençoe! Shalom!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Denise! Realmente é isso que experimento a cada passo nesse caminho com Deus: a minha absoluta fraqueza e a "decidida decisão" do Senhor em me amar, me escolher e me salvar, sempre e para sempre! Deus abençoe! Shalom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais.
- O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.