“Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?" (Jó 7, 1)



Sobre a terra, "é noite que se passa em uma péssima hospedaria" (Santa Teresa D´Avila).  Sobre a terra, é cabeça sem local de repouso, é coração sem descanso. É batalha sem trégua. É luta, contínua luta.

Um tropeço, uma queda, um susto, o inesperado; é preciso recomeçar.  Recomeçar mais uma vez. Vence a prova, vem a tribulação. Passa o sufoco, vem o aperto. É de fato um "não vos canseis porque nunca chegareis ao fim", com um "eita atrás de eita".

Mas é a luta que noticia a batalha. A guerra que forja o soldado. E a prova da terra que prepara para o céu.  Suor e lágrimas que fecundam as raízes plantadas na eternidade, esperança que combate pelo que não passará.

Pés no chão, coração ao alto. Mãos na terra, com o coração nas mãos, em tudo que fizer. Olhar para o céu, onde a luta cessará; porém, lutar na terra até o último dia, sem esmorecer.

 Afinal, já dizia São Josemaria Escrivá: “Estou cada vez mais persuadido disto: a felicidade do Céu é para os que sabem ser felizes na terra.”; mesmo sendo sim, só luta a vida do homem aqui na terra.

Comentários